NOTÍCIAS

> Notícias > Consulta Popular tem primeiro dia para escolha de prioridades regionais

Consulta Popular tem primeiro dia para escolha de prioridades regionais

Categorias
27 de Junho de 2018
Publicado por Service Contabilidade
Notícias

Tem início nesta terça-feira (26) a votação da Consulta Popular, que vai relacionar as prioridades de 28 regiões do estado, representando os 497 municípios. O pleito vai até esta quinta-feira (28). Nesta edição, o governo do Estado vai investir R$ 80 milhões, valor 33% a mais do que foi distribuído no ano passado (R$ 60 milhões). Os projetos selecionados foram definidos anteriormente em assembleias.

Cada um dos 28 Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) homologou entre seis e dez prioridades. Elas estão disponíveis para escolha nas cédulas de votação. As que receberem mais votos terão as verbas destinadas para implantação.

 

 

 

 

 

 

 

 

São três dias para votar e eleger as prioridades de 497 municípios - Foto: Juliana Baratojo/Especial Palácio Piratini

Como votar

Coordenada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), a votação ocorre a partir das 8h da manhã desta terça (26) pela internet. Além do site da Consulta da Popular, a novidade é que será possível votar acessando o aplicativo de celular Facilita RS.

Estão disponíveis três pontos de votação presencial, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1501), no Palácio Piratini (Praça Mal. Floriano, s/nº) e na Assembleia Legislativa (Praça Mal. Floriano, s/nº).

Outras opções são o voto presencial, em locais definidos pelos Coredes, e via SMS (número 27902, com a mensagem RSVOTO#Título do Eleitor#n° do programa).

Em 2017, foram mais de 705 mil eleitores. Este ano, a expectativa é que ultrapasse um milhão de votos. Após escolhidos os projetos, eles serão inclusos no Orçamento do Estado para 2019. O governo já pagou todos os projetos executados nos anos de 2016 e 2017. Os novos serão quitados até julho.


Histórico

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo fixa o valor que será submetido à deliberação da população. A quantia é distribuída entre as regiões de acordo com critérios como quantidade de habitantes e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Confira mais informações:

Saiba mais sobre cada um dos projetos

Veja dois exemplos de projetos escolhidos

Texto: Lucas Barroso/ Ascom SPGG
Edição: Léa Aragón/ Secom

Fonte: https://estado.rs.gov.br/consulta-popular-tem-primeiro-dia-de-votacao-para-escolha-de-prioridades-regionais

1
0

Deixe um comentário:


Comentário: